postado em 13/07/2016 17:10
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, voltou atrás do adiamento da sessão que decidirá o novo presidente da Casa para as 19h, e remarcou a eleição para as 17h30. Dessa forma, nenhuma candidatura pode mais ser incluída ou retirada.Parlamentares próximos a Maranhão não descartam a possibilidade de ele mudar novamente o horário. Há um impasse entre parlamentares, pois a decisão interfere na sessão que ocorre na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que analisa o recurso de Cunha contra a cassação de seu mandato.
Ao todo, 18 deputados chegaram a se candidatar à presidência da Câmara, mas Heráclito Fortes (PSB-PI), Beto Mansur (PRB-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP) desistiram da disputa, que agora tem 14 candidatos na disputa.
Antes da votação secreta, cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso e apresentar propostas. Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão.