Politica

STF autoriza transferência de doleiro ligado a Cunha para a Papuda

Ele está detido na carceragem da Polícia Federal no Setor Policial Sul desde o mês passado, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki ordenou sua prisão preventiva

Eduardo Militão
postado em 27/07/2016 17:31
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado pelo Ministério Público como operador de propinas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ, a ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele está detido na carceragem da Polícia Federal no Setor Policial Sul desde o mês passado, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, ordenou sua prisão preventiva. Agora, deverá ficar no Bloco 5 da Papuda.

A autorização para a transferência aconteceu nesta quarta-feira (27/7). De acordo com o advogado de Funaro, Daniel Gerber, a Papuda oferece melhores condições para o cumprimento da prisão preventiva e permite mais privacidade nos contatos com seu cliente.

Leia mais notícias em Política

A defesa pediu a transferência porque foram informados hoje que um problema no encanamento das celas da carceragem da PF faria Funaro ser transferido para uma sala da corporação no aeroporto de Brasília. Em sua decisão, Lewandowski disse que a situação do doleiro atenta contra ;direitos elementares; e sua ;segurança;. Quando acabar o recesso do Judiciário, o ministro-relator do caso, Teori Zavascki, poderá ou não rever a decisão de Lewandowski.

Funaro, o ex-ministro do Turimo dos governo Dilma Rousseff e Michel Temer Henrique Eduardo Alves (PMDB), Cunha e o doleiro Alexandre foram denunciados pela Procuradoria Geral da República. Inquérito 4266, eles são acusados de participarem de um esquema de desvios dinheiro a partir do Fundo de Investimento do FGTS, administrado pela Caixa Econômica. O ex-vice-presidente do banco Fábio Cleto, que participava do acordo, denunciou tudo em troca de um acordo de colaboração premiada com a Procuradoria.

Todos negam as acusações, incluindo a defesa de Funaro, que é acusado ainda de ameaçar Cleto e o ex-diretor da Hypermarcas Nelson Mello. ;O senhor Nelson Mello está faltando com a verdade por algum motivo ainda não explicado;, ironizou Daniel Gerber ao comentar o caso dias atrás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação