[SAIBAMAIS]Após as falas da defesa e da acusação da presidente Dilma Rousseff, começa o processo de votação do parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Antes da votação de cada um dos crimes dos quais Dilma é acusada, será concedida a palavra por até cinco minutos, na fase de encaminhamentos, para a manifestação de, no máximo dois oradores favoráveis e dois contrários às conclusões do parecer do relator. Ao final dos encaminhamentos, os senadores poderão votar por meio de um painel eletrônico. Até o momento, os discursos indicam que a maioria dos senadores é favorável ao impeachment.
Leia mais notícias em Política
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que preside a sessão, explicou que serão votadas três questões preliminares em um único destaque. Para tornar Dilma Rousseff ré e levá-la a julgamento, são necessários votos de metade mais um dos senadores presentes à sessão. No primeiro destaque, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, favoráveis a Dilma, apresentam três questões preliminares. E Aloysio Nunes Ferreira e Ronaldo Caiado se contrapõem aos argumentos da defesa.
Os 81 senadores estão presentes na sessão que decide a pronúncia de Dilma Rousseff, com a continuidade ou não do processo contra a presidente afastada.