postado em 10/08/2016 13:09
Ovacionado por um auditório com mais de 200 pessoas, o juiz federal Sérgio Moro disse não entender as críticas que recebe por divulgar os processos que julga na Lava-Jato. Durante evento sobre corrupção e cidadania, Moro contou detalhes da operação para universitários em uma faculdade particular de Brasília.
Duramente criticado por divulgar áudios e documentos, inclusive escutas telefônicas do ex-presidente Lula com a presidente Dilma Rousseff, o juiz se defendeu afirmando que obedece a Constituição Federal. ;Numa democracia é direito da sociedade ter uma resposta do judiciário;, afirmou.
Relembrando as manifestações de 2013, em que mais de 3 milhões de pessoas foram às ruas pedindo o fim da corrupção, Moro acredita que a população anseia por informações. ;Não se pode menosprezar essas pessoas;. Para ele, o apoio da opinião pública revela que a democracia está se movendo.
O juiz aproveitou a palestra para justificar as duras críticas que recebe. Dentre elas, o uso da colaboração premiada que vem sendo constantemente utilizada. ;É um método muito importante que às vezes funciona bem;. A Lava-Jato está na 33a fase e longe de terminar, mas para Moro é o pontapé inicial para outras investigações e mudanças no país.