Politica

Operação Irmandade prende 1 e denuncia 11 por lavagem de dinheiro

Segundo denúncia, o esquema era e ainda é constituído por diversas empresas fictícias, algumas já baixadas e outras em franca atividade formal

Agência Estado
postado em 10/08/2016 14:03

O Ministério Público Federal denunciou à 7; Vara Federal Criminal 11 investigados por crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na Operação Irmandade, desdobramento da Lava-Jato, no Rio. O juiz federal Marcelo Bretas recebeu a denúncia e, a pedido do Ministério Público Federal, decretou a prisão preventiva de Samir Assad, irmão do empresário e lobista Adir Assad, já condenado na Lava-Jato.

Samir foi detido em casa na manhã desta quarta-feira (10/8) na deflagração da Irmandade, pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor) da Superintendência do Rio de Janeiro. Também foram realizadas buscas no local.

A denúncia acusa Samir por 223 crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica (Lei 9.613/98, art. 1;, ;4;, e C.P., art. 299) além de organização criminosa (Lei 12.850/2013, art. 2;, ; 4;, II), por liderar, ao lado do seu irmão Adir Assad, já preso preventivamente, o núcleo financeiro operacional responsável por empresas de fachada que intermediavam o repasse de vantagens indevidas e geravam "caixa 2" para pagamentos de propina em espécie pela construtora Andrade Gutierrez a diretores da Eletronuclear na construção da Usina de Angra III, conforme apurado nas operações Radioatividade e Prypiat.


"Integravam esse núcleo em posição de destaque Marcello Abbud e Mauro Abbud. Esses quatro acusados utilizaram durante anos uma cadeia de empresas de fachada especializada em fornecer recibos falsos e notas fiscais frias para grandes construtoras, sendo que na Operação Irmandade, deflagrada hoje, foram usadas pela Andrade Gutierrez as empresas Legend Engenheiros Associados, SP Terraplenagem, JSM Engenharia e Terraplenagem e Alpha Taxi Aéreo Ltda", aponta a Procuradoria da República, no Rio.

"Juntas, elas abasteceram o "caixa 2; da construtora em mais de R$ 176 milhões, também usados para pagar propinas nas obras de estádios para a Copa do Mundo de 2014, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e da Ferrovia Norte-Sul."

Segundo a denúncia, o esquema era e ainda é constituído por diversas empresas fictícias, algumas já baixadas e outras em franca atividade formal, numa sucessão de constituições societárias só no papel, para a venda de notas fiscais de serviços nunca realizados, a fim de permitir que grandes empreiteiras formassem uma milionária reserva de dinheiro não contabilizado para ocultar e dissimular o pagamento de propina a agentes públicos e políticos.

Também foram denunciados Sandra Branco Malagó, Sonia Malagó e Raul Tadeu Figueroa, que teriam participado da lavagem, ;assinando contratos e recibos falsos pelas empresas de fachada, e os ex-executivos da Andrade Gutierrez Rogério Nora de Sá, Clóvis Renato Numa Peixoto Primo, Flávio David Barra e Gustavo Ribeiro de Andrade Botelho;. A denúncia registra que a Andrade Gutierrez está ;colaborando com as investigações, já tendo apresentado algumas provas da materialidade dos crimes, que foram confirmadas por dados obtidos a partir de quebras de sigilo fiscal e bancário autorizados pela Justiça;.

Para os procuradores Lauro Coelho, Eduardo El Hage, Leonardo de Freitas e José Augusto Vagos, "a prisão de Samir é fundamental porque esse acusado também chefia a organização, e algumas de suas empresas fictícias, muitas delas em nome de "laranjas", ainda encontram-se ativas e com potencial de reiterar a prática delitiva. Embora seu irmão Adir já tenha sido preso antes neste e em outros feitos, a estrutura criminosa não será totalmente desmantelada sem a prisão de toda a sua cúpula de comando".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação