Patrícia Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 13/09/2016 09:26
Rodrigo Rollemberg e outros 24 governadores de estados brasileiros participam de reunião, nesta terça-feira (13/9), em Brasília, para elaborar uma pauta de reivindicações a serem discutidas com a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
Rollemberg ressaltou a importância do encontro. "Nós estamos atendendo um convite da ministra Cármen Lúcia. Nós entendemos que é bastante significativo a primeira reunião de trabalho da ministra ser com os governadores, demonstra o compromisso com a pauta federativa. Os estados todos estão passando por dificuldades financeiras. E, sem dúvida, o STF pode contribuir muito para a melhoria do ambiente econômico dos estados".
"Todos os estados estão preocupados com a saúde. O financiamento da saúde é um grande desafio para todas as cidades da federação e é prioridade da população. Sem dúvida a questão de judicialização tem sido um problema. Vamos aguardar para ver como será a pauta da ministra. Nós estamos na expectativa", disse o governador do DF. "Os governadores, através do fórum, terão permanentemente pauta de interesse geral dos estados a ser discutida com o STF", finalizou.
A reunião começou com as portas fechadas. A assessoria informou que a ministra Cármen Lúcia não falará ao final. A ideia da ministra é se reunir a cada 60 dias com os governadores. Ela pretende ir aos estados também visitar os tribunais de justiça.
Cármen Lúcia demonstrou preocupação com a segurança pública e com a situação dos presídios. Segundo ela, quer construir um modelo de penitência para que as presas tenham filhos com dignidade.