Politica

Maia: financiamento de campanha não deve mudar por causa do clima do país

O presidente da República em exercício afirmou também que o projeto do pré-sal, em tramitação no parlamento, deve ser votado pela Câmara dos Deputados na primeira semana de outubro

Agência Estado
postado em 19/09/2016 14:02
O presidente da República em exercício afirmou também que o projeto do pré-sal, em tramitação no parlamento, deve ser votado pela Câmara dos Deputados na primeira semana de outubro

Mesmo apontando as dificuldades que os candidatos estão enfrentando nessas eleições municipais para conseguir financiamento, por conta do modelo que proíbe doações empresariais, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não acredita que o sistema será mudado. "Acredito que as regras de financiamento atual serão mantidas. A matéria está no Senado e não deverá ser alterada em razão do atual clima do País", disse, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (19/9) após participar de evento na Associação Comercial de São Paulo, na capital.


[SAIBAMAIS]Na palestra que proferiu no evento, o democrata disse que o sistema hoje em vigor privilegia apenas quem comanda os partidos ou já tem uma estrutura partidária. Mas, como avalia que as regras de financiamento eleitoral serão mantidas pelo Congresso, defende mudanças no sistema eleitoral, como a adoção de lista fechada nos pleitos.

Pré-sal


O presidente da República em exercício afirmou também que o projeto do pré-sal, em tramitação no parlamento, deve ser votado pela Câmara dos Deputados na primeira semana de outubro.

Ao falar da matéria, Maia destacou que a expectativa é de aprovação. "Acho que vai passar", disse, destacando que o setor de óleo e gás está apoiando e o segmento precisa voltar a ter investimentos privados.

Cunha

Na coletiva, Maia foi questionado sobre as recentes declarações do deputado cassado Eduardo Cunha e se ele representava uma ameaça ao parlamento e ao governo Temer, mas preferiu o silêncio e não respondeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação