Agência Estado
postado em 22/09/2016 12:27
A 34; fase da Operação Lava Jato cumpriu sete de oito mandados de prisão expedidos nesta quinta-feira (22). Além do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que foi preso temporariamente por acusação de pedir o pagamento de propinas a Eike Batista enquanto era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foram presas na mesma condição seis pessoas e uma está foragida.Além de Mantega, todos os envolvidos são ligados ao meio empresarial. "Muitas empresas envolvidas já (são) conhecidas como empresas de fachada usadas pelo esquema criminoso da Petrobras", afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.
Os presos são: Luis Eduardo Neto Pachard, Ruben Maciel da Costa Val, Danilo Souza Baptista, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, Luiz Claudio Machado Ribeiro, Francisco Corrales Kindelan e Guido Mantega.
Julio Cesar de Oliveira Silva, que também teve o pedido de prisão expedido, está na Espanha e é considerado foragido, segundo a equipe. A força-tarefa afirma que não conseguiu contato com ele. Até as 21h desta quinta, todos os presos estarão na sede da Polícia Federal em Curitiba.