Politica

Teresa Surita se reelege e garante quinto mandato em Boa Vista

Entre as capitais, a candidata se firma como a mais bem votada prefeita do país, com 79% dos votos válidos

postado em 02/10/2016 20:42
A prefeita reeleita Teresa Surita vota na companhia do neto
Fenômeno de popularidade, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), confirmou todas as prévias e se reelegeu em primeiro turno, garantindo o quinto mandato à frente da capital de Roraima. Desde o começo da campanha, os números se revelaram favoráveis e nenhum dos concorrentes chegou, de fato, a ameaçar a vitória da prefeita. Contando com 79% dos votos válidos, a força política de Teresa se ratificou nas urnas. O longínquo segundo colocado alcançou apenas 9% do eleitorado. Trata-se da maior diferença percentual de votos nas capitais do país. Feito histórico.

"Esses votos são a consequência de muito trabalho. Conseguimos cumprir todo o plano de governo", comentou a própria Teresa Surita ao Correio, logo após a confirmação do resultado. Teresa acredita que a legislação eleitoral vigente e a realidade política do país contribuíram para uma campanha vitoriosa: "As pessoas estão mais comprometidas. Mais conscientes do valor do voto e dispostas a se envolver com a gestão", completou. Apesar de acumular quatro mandatos, ela não se acanha diante do quinto desafio: "A responsabilidade dobra, mas a vontade também".

A prefeita reeleita usufrui de uma carreira política invejável pautada por grandes avanços sociais e um notável desenvolvimento urbano da cidade de Boa Vista. Por lá, Teresa mantém uma série de programas que se tornaram marcas das várias gestões, a exemplo do Família Que Acolhe, uma iniciativa pública de proteção à primeira infância que ganhou visibilidade internacional.

Histórico

Nascida no interior de São Paulo, Teresa desembarcou em Roraima em 1987. Desde então, estreitou a relação com a cultura do Norte. Como brincam os boa-vistenses, Teresa deve ter bebido a água do imponente Rio Branco, que corre às margens da capital. Segundo a lenda, quem mata a sede naquelas águas, nunca mais se despede daquelas terras. São três décadas bebendo o caxiri e degustando a damurida, bebida e prato típicos da culinária local, com forte influência indígena (e que por si só justificam uma visita ao estado).

O começo da carreira política se dá em 1990 quando ela se elege a deputada federal mais votada de Roraima. O primeiro mandato pela prefeitura viria em 1993, quando mudou radicalmente o cenário de Boa Vista. No decorrer das administrações, foi considerada a mais popular prefeita do país, em inúmeras ocasiões, com índices de aprovação superiores a 80%.

A repercussão em torno de Teresa Surita não se restringe à Roraima. Internauta confessa, e hábil usuária das plataformas midiáticas, a prefeita reúne quase 1 milhão de seguidores nas redes, que a tornam um dos perfis virtuais mais concorridos do país. Ela aproveita o contato com o público não somente para questões políticas, mas também faz questão de compartilhar mensagens motivacionais e divulgar o melhor da cultura roraimense.

Cuidados e escolhas de uma prefeita que se destaca na gestão pública e que deixa também rastros de empoderamento ao representar, como poucas, a destreza e a contundência das mulheres na política. Talvez a grande imagem destas eleições em Boa Vista tenha sido registrada no último debate entre os candidatos. Durante um intervalo, era possível ver todos os concorrentes homens em um único lado, buscando as ferramentas para derrubar a oponente. Do outro, Teresa serena. Exibindo o semblante de quem cumpriu a missão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação