Politica

Luiz Fux: Recurso contra PEC do teto deve ser julgado rapidamente

"Entendo que isso deva ser julgado rápido porque é uma necessidade vital para o Brasil", disse o ministro do STF

Agência Estado
postado em 07/10/2016 19:34

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse nesta sexta-feira (7/10), que a Corte deve julgar rapidamente o recurso da oposição ao governo Temer contra a PEC 241, que estabelece um teto aos gastos da União. "Entendo que isso deva ser julgado rápido porque é uma necessidade vital para o Brasil", comentou Fux, após participar do Summit Saúde Brasil, evento promovido hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo que debateu o sistema nacional de saúde.

[SAIBAMAIS]O ministro do Supremo ponderou que, num primeiro plano, a análise da inconstitucionalidade da matéria terá como impedimento a "deferência" que o STF deve ao Executivo, na administração, e ao Legislativo. Ele adiantou que, em tese, o Supremo deverá respeitar a competência do Executivo e do Legislativo na elaboração da PEC, salvo algum dispositivo que confronte a Constituição Federal.

"O Judiciário, em principio, não tem capacidade institucional, conhecimento suficiente, para saber se uma medida administrativa dessa ordem é boa ou ruim", afirmou o ministro, acrescentando que será preciso verificar se há alguma inconstitucionalidade na proposta.

"A principio, entendo que os poderes que elaboraram essa medida merecem a deferência do Supremo", assinalou Fux, antes de admitir, no entanto, que não conhece o teor da medida. Para ele, o Brasil precisa da condescendência de todos Poderes para superar a crise.

"Temos que compreender o momento do Pais e, de alguma maneira, auxiliar para que ele possa superar esse momento tão difícil", comentou o ministro, ao tratar da PEC dos gastos. Fux fez ainda comentários sobre o processo a ser julgado pelo Supremo a respeito da obrigatoriedade de o governo fornecer medicamentos de alto custo que não estão incluídos na lista do Sistema Único de Saúde (SUS), uma decisão que ele reconhece ser "trágica".

Sobre o tema, comentou que a Corte deverá, em sua decisão, estabelecer critérios para casos que merecem soluções excepcionais. "Não posso antecipar voto, mas o que entendo, abstratamente, é que o cidadão tem direito ao mínimo existencial, que é saúde, segurança e educação", disse Fux. "Sou a favor de fórmula que faça prevalecer o direito fundamental do cidadão à saúde, como está na Constituição", finalizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação