Jornal Correio Braziliense

Politica

Parlamentares do PSDB pressionam o partido por mais espaço no Congresso

Aliados de Aécio reconhecem que o senador terá de fazer gestos a Alckmin e Serra nas disputas internas, até mesmo em busca de apoio para seu principal projeto: conseguir apoio para ser escolhido candidato a presidente do PSDB em 2018



Câmara

Hoje, tanto o grupo de Aécio quanto o de Serra almejam a indicação para a presidência da Casa. Entre os aecistas, os nomes levantados são Imbassahy e Carlos Sampaio (SP). Do grupo de Serra, o deputado Jutahy Junior (BA) também quer concorrer ao posto. Jutahy, porém, não descarta disputar a liderança do partido na Câmara, desde que haja um acordo pelo seu nome entre os diferentes grupos do partido. Próximo de Aécio, o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), também disputa a indicação.

Aliados de Aécio reconhecem que o senador terá de fazer gestos a Alckmin e Serra nas disputas internas, até mesmo em busca de apoio para seu principal projeto: conseguir apoio para ser escolhido candidato a presidente do PSDB em 2018. "Vai ser um grande acordo, em que cada um vai entender o passo que pode dar. Não seria um recuo, é reconhecer que o partido cresceu e que tem mais de um com sonho de ser presidente da República", diz o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), ligado a Aécio.

Tucanos próximos do senador mineiro afirmam considerar que, nesses gestos, Aécio deve tentar preservar ao máximo o comando partidário e garantir a eleição de um presidente da Câmara ligado a ele. Procurado via assessoria, Aécio não se pronunciou.