Jornal Correio Braziliense

Politica

MP denuncia Roseana Sarney por esquema que causou rombo de R$ 410 milhões

Ex-governadora do Maranhão e outras dez pessoas são acusadas de formar um esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais

Além de Roseana, foram denunciados também os ex-secretários de Fazenda Cláudio José Trinchão Santos e Akio Valente Wakiyama; o ex-diretor da Célula de Gestão da Ação Fiscal da Sefaz Raimundo José Rodrigues do Nascimento; os ex-procuradores Marcos Alessandro Coutinho Passos Lobo, Helena Maria Cavalcanti Haickel e Ricardo Gama Pestana; os advogados Jorge Arturo Mendoza Reque Júnior e Euda Maria Lacerda e o analista de sistemas Edimilson Santos Ahid Neto.

O Ministério Público aponta ainda que diversas outras ações fraudulentas ou suspeitas foram tomadas para sustentar o esquema, como o fato de os gestores terem deixado de atualizar o sistema de tecnologia da Sefaz e terem conduzido um "nebuloso processo licitatório" para substituir um empresa de informática por outra. O que aconteceu, contudo, foi que a primeira empresa continuou prestando serviços por meio de aditivo contratual. "O fato é que a Secretaria de Estado de Fazenda pagou ao mesmo tempo duas empresas por um mesmo serviço que até então era executado por apenas uma", afirma a denúncia.