Politica

#XôPrivilégio: "mistério" na CCJ cancela votação da PEC do fim do foro

Senadores argumentam que estavam presentes para o início da sessão, mas receberam um e-mail do presidente da comissão, José Maranhão (PMDB/PB), cancelando a reunião

Patrícia Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 17/11/2016 06:00

A reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal terminou em confusão. A votação da Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do foro privilegiado estava marcada para as 10h desta quinta-feira (16/11), mas foi cancelada antes mesmo de ser aberta. Senadores argumentam que estavam presentes para o início da sessão, mas receberam um e-mail do presidente da comissão, José Maranhão (PMDB/PB), às 10h24, em que o parlamentar cancelava a reunião.

;Estava a postos para defender o fim do foro privilegiado, mas ;misteriosamente; a sessão foi cancelada;, informou o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). A Mesa Diretora da CCJ alegou falta de quórum às 10h18, 12 minutos antes do fim do prazo em que os parlamentares devem registrar presença no painel. O que, segundo o relator da PEC 10/2013, que prevê o fim do foro privilegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), não era verdade. ;Não teve painel para registrar presença. A sessão não foi aberta;, declarou.

Para uma sessão ser cancelada por falta de quórum, é necessária ser aberta por, no mínimo, 30 minutos para que os políticos registrem presença. Segundo parlamentares, José Maranhão cancelou a reunião porque perdeu o voo após passar o feriado em casa, na Paraíba. A assessoria de Maranhão informou que ocorreu um problema com o voo, mas que, independentemente de ele estar presente no Senado, a sessão poderia ter sido aberta por outra pessoa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação