Politica

Deltan Dallagnol vê 'vários jabutis' em projeto anticorrupção na Câmara

A proposta das "10 Medidas" encampada pelo Ministério Público Federal, que recebeu assinatura de mais de 2 milhões de pessoas, deu base ao texto do projeto anticorrupçã

postado em 29/11/2016 13:08
A proposta das
O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, no Paraná, afirmou em sua rede social que o projeto anticorrupção que deverá ser votado na Câmara, nesta terça-feira (29/11) "corrompe as 10 Medidas contra a Corrupção". Deltan apontou seis "jabutis" no "substitutivo que será apresentado no Plenário da Câmara".

A proposta das "10 Medidas" encampada pelo Ministério Público Federal, que recebeu assinatura de mais de 2 milhões de pessoas, deu base ao texto do projeto anticorrupção. Na manifestação, Deltan declarou que reconhece e respeita "a legitimidade e soberania do Congresso para debater e votar matérias com ampla liberdade".


"Também é importante, do mesmo modo, que possamos todos contribuir com as discussões para que o pacote anticorrupção seja melhorado. É nesse sentido que coloco preocupações sobre o texto que chegou às minhas mãos", afirmou.

No domingo (27/11) o presidente Michel Temer (PMDB) orientou os partidos aliados para votar contra a emenda que pode anistiar o caixa 2, caso seja apresentada durante a apreciação do pacote das dez medidas anticorrupção. A possível anistia ao caixa 2 provocou polêmica na semana passada.

Deltan Dallagnol apontou um "jabuti" ligado ao caixa 2. "Caixa 2: ao mesmo tempo em que é piorada a redação do novo crime de caixa dois, aparece um parágrafo único que tem uma redação perigosa. Ele trata de ;caixa 2; de ;origem ilícita;. Isso pode ser usado para argumentar na Justiça que propina recebida e usada para fins eleitorais, de modo oculto, não enseja o crime de lavagem de dinheiro, mas sim um crime com pena muito menor, o de ;caixa 2;. Essa foi justamente a tese da defesa no Mensalão, a de que não se tratava de corrupção ou lavagem, mas sim de crime de caixa 2", indicou.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação