Politica

Protesto na Esplanada dos Ministérios reúne 10 mil, segundo organizadores

PM calcula em 5 mil o total de participantes. Chuva faz manifestação se encerrar mais cedo que o previsto

Patrícia Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 04/12/2016 13:35
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

A chuva não animou os brasilienses a protestarem contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios neste domingo (4/12). Um número menor que o reunido em atos semelhantes se reuniu para pedir a aprovação das chamadas 10 Medidas de Combate à Corrupção, conforme defendido pelos procuradores que integram a Operação Lava-Jato.

Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas passaram pela Esplanada. A Polícia Militar estimou o número em 5 mil. Como habitualmente, a maioria vestia camisa amarela. Muitos levavam faixas também pedindo a a saída do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, que, durante a semana, apoiou uma tentativa de votar com urgência o pacote anticorrupção alterado pela Câmara dos Deputados.

[FOTO841184]

Gritando palavras de ordem, os manifestantes exaltaram o juiz federal Sérgio Moro e jogaram ratos de borrachas no espelho d;água do Congresso Nacional. "Nossa bandeira jamais será vermelha" foi outro grito frequente. Muitos também defenderam o fim do foro privilegiado e se manifestaram contra a lei de abuso de autoridade, vista por alguns especialistas, como uma forma de limitar o judiciário.

;É um dever cívico estar aqui lutando contra a corrupção. Noventa e nove por cento dos políticos não prestam. A única pessoa que está merecendo crédito é o Sérgio Moro;, disse a aposentada Ednilza do Vale. Acompanhando de perto as últimas decisões na Câmara dos Deputados, Ednilza disse estar revoltada com a votação das 10 Medidas. ;Foi um absurdo o que fizeram de madrugada.;

Renan

Embalados por gritos de "Fora, Renan" vindos do trio elétrico e exaltando Moro, os manifestantes carregaram um caixão preto pelo gramado, que simbolizava o sonho de ver o fim da corrupção no país. ;Vim apoiar a Lava-Jato. Acho que corre o risco de paralisarem a operação. Estou revoltada com a mudança no projeto de lei das 10 medidas contra a corrupção;, disse a funcionária pública Bernadette Leal, 37 anos. Essa é a quarta vez que ela participa de protestos e garante que não será a última. ;Enquanto tiver, eu venho. Não podemos deixar que toda a nossa luta tenha sido à toa.;

Amiga de Bernadette, a advogada Daniele Macedo, 32, também confirmou presença nas próximas manifestações. "Juntos, podemos mudar alguma coisa. Já conseguimos o impeachment da presidente, podemos mais", avaliou.

A manifestação, organizada por diversos grupos, como o Vem pra Rua e o MBL, começou por volta das 10h. Assim que a chuva começou, as pessoas se dispersaram, fazendo com que o evento se encerrasse antes do horário previsto, 13h. As forças de segurança pública do DF não identificaram nenhuma ocorrência criminal, nem atendimentos de urgência.

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação