Politica

Falta de 'clima' deixa votação da Reforma Política para 2017

Apesar de já terem passado pelo Senado algumas mudanças nas regras eleitorais, deputados não votarão nenhuma proposta sobre o tema neste ano em comissão ou no plenário da Casa, o que impossibilita a aprovação definitiva das alterações

postado em 12/12/2016 12:52
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e o aumento da crise política adiaram para 2017 a aprovação da reforma política discutida no Congresso Nacional. Apesar de já terem passado pelo Senado algumas mudanças nas regras eleitorais, deputados não votarão nenhuma proposta sobre o tema neste ano em comissão ou no plenário da Casa, o que impossibilita a aprovação definitiva das alterações.

"Não vai dar para aprovar nada este ano, principalmente o que veio do Senado", afirmou o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da comissão especial da reforma política da Câmara.

[SAIBAMAIS]Em outubro, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeram um esforço para votar até o fim do ano mudanças nas regras eleitorais. O Senado já cumpriu sua primeira tarefa e aprovou em dois turnos uma PEC. Na Câmara, porém, a comissão especial ainda está na fase de debates sobre alterações no sistema eleitoral e financiamento.

Além da falta de "clima político", líderes partidários combinaram, nos bastidores, de deixar o tema em "banho maria" para evitar interferências na próxima eleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa, prevista para fevereiro de 2017.
Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação