Politica

PF faz operação contra desvio de recursos do Ministério da Cultura

Ação tenta desarticular esquema de desvio de recursos públicos federais do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador no município de São Bernardo do Campo

postado em 13/12/2016 10:21
Dinheiro em espécie apreendido durante ação da PF
A Polícia Federal de São Paulo cumpre na manhã desta terça-feira (13/12), oito mandados de prisão temporária, oito mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Barueri, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Segundo a PF, alguns itens, como carros de luxo e cerca de R$ 300 mil em espécie foram apreendidos.
Alguns carros também foram apreendidos pelos agentes

[SAIBAMAIS]As diligências são parte da operação Hefesta que tenta desarticular esquema de desvio de recursos públicos federais do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador no município de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Ao todo, 60 policiais federais e dez servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumprem os 32 mandados expedidos pela 3; Vara Federal de São Bernardo do Campo. O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção daquele museu. O nome Hefesta remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.

De acordo com a PF, a investigação aponta o desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura municipal. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação. A obra iniciou-se em 2012 e estava prevista para durar 9 meses, mas até hoje não foi concluída.
Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação