Jornal Correio Braziliense

Politica

Caiado defende novas eleições e diz que governo atual não tem apoio popular

O senador pede que haja reflexão para saber se o Congresso Nacional tem credibilidade de legislar e o governo de governar

O líder do Democratas no Senado Ronaldo Caiado (GO) se posicionou de forma dura e defendeu novas eleições. Segundo o senador, o governo não tem apoio popular. ;Nesta hora nós não podemos ter medo de uma antecipação do processo eleitoral;, disse.

[SAIBAMAIS]Além da falta de apoio popular como fato determinante para que sejam feitas novas eleições, o senador pede que haja reflexão para saber se o Congresso Nacional tem credibilidade de legislar e o governo de governar. ;Se não tem, a população precisa a condição de reeleger novamente;, ponderou. Questionado se ele pedia a renúncia do presidente Michel Temer, o líder disse que o peemedebista saberia avaliar a situação. ;Ele saberá balizar esse momento. Mas ele deve ter a sensibilidade que não teve a presidente Dilma. Não é provocar as ruas, insistir numa tese que não vai sobreviver. Ele precisa ter noção daquilo que está sendo feito pelo governo e como está sendo aceito pela população;, ponderou.

O desabafo do líder surpreendeu porque o partido faz parte da base aliada de Temer. O depoimento foi dado no momento em que o governo passa por constrangimento após um ex-diretor da empreiteira Odebretch realizar delação premiada e uma lista de políticos beneficiados em transições ilícitas, inclusive, o próprio presidente Michel Temer, vazar. Sobre o envolvimento de políticos citados na Operação Lava-Jato, Caiado defende que a população conheça esses nomes e ;a partir daí vê se o Congresso Nacional tem essa condição de continuar legislando diante de uma crise que pode ser de proporções inimagináveis;. O líder explica que se o Executivo tem as mesmas condições, é necessário tomar uma medida.