Paulo de Tarso Lyra
postado em 04/01/2017 18:47
O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), reuniu-se há pouco com o presidente Michel Temer para confirmar que será candidato à presidência da casa na eleição marcada para o dia 2 de fevereiro. Arantes prometeu lançar oficialmente a candidatura na próxima terça-feira (10/1) em um ato no salão verde, no qual apresentará as propostas que pretende implementar caso seja eleito. "Vamos votar as matérias que interessam ao país mas também as matérias de interesse dos deputados", afirmou.
Arantes garantiu que Temer lhe afirmou não apoiar diretamente nenhuma das candidaturas colocadas até o momento ou que venham a ser apresentadas até a eleição.
O líder do PTB defende que existem 512 deputados - dos 513 da casa - que podem se candidatar sem a necessidade de um parecer jurídico para legalizar a candidatura, numa referência a situação do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). "O rodrigo é um homem de bem, mas ele está errando nessa questão. A constituição federal não permite a reeleição neste caso", declarou.
Jovair acredita que a maioria da Câmara pensa dessa maneira. "O humor da casa é o pior possível pela continuidade. A casa quer mudança." Ele negou, contudo, que vá entrar no Supremo Tribunal Federal posteriormente caso Maia seja eleito presidente. Segundo ele, já existem outros dois questionamentos feitos por partidos em relação a esse assunto. Jovair também assegurou que respeitará a decisão do colegiado caso não venha a ser eleito: "Sou um democrata e não é por que possa ser derrotado em uma eleição que vou me debandar", declarou ele.