Politica

Aumentam as articulações para Fachin assumir a relatoria da Lava-Jato

Ministro teria de mudar para a turma na qual o processo está sendo analisado

Paulo de Tarso Lyra
postado em 24/01/2017 06:00

Fachin teria que mudar da primeira para a segunda turma do Supremo para assumir a Lava-Jato

Aumentam as articulações para que o ministro Edson Fachin assuma a relatoria dos processos da Lava-Jato, que estavam sob o comando de Teori Zavascki. A estratégia foi antecipada pelo Correio na edição de domingo. Fachin teria que mudar para a turma na qual o processo está sendo analisado. E os atuais integrantes do mesmo colegiado ; Gilmar Mendes, Celso de Melo, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski ; abdicariam de assumir o posto, caso fossem contemplados no sorteio para divisão da relatoria.

Leia mais notícias em Política

As conversas estão sendo conduzidas pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, em comum acordo com os demais integrantes da Corte. Em paralelo a esse processo ; que dificilmente se concluirá antes da volta dos trabalhos do Judiciário, em 1; de fevereiro ;, Cármen também tem conversado com os auxiliares diretos de Teori.

Ontem, por exemplo, ela se reuniu longamente com o juiz auxiliar Márcio Schiefler Fontes, principal nome na equipe que auxiliava o ministro morto nos processos da Lava-Jato. Cármen quer saber quais decisões podem ser antecipadas e quais precisarão ser tomadas por um novo relator. A preisdente do STF também se reuniu com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A ministra avalia a possibilidade de autorizar que a equipe de juízes auxiliares ; que recebeu delegação de Teori para trabalhar nas delações da Odebrecht durante o recesso ; continue esse processo durante a próxima semana. Estavam previstas até sexta-feira audiências com os 77 delatores da empreiteira, para confirmar se os acordos com o Ministério Público foram fechados de forma espontânea.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique
aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação