Politica

Novas eleições para prefeito de Ipojuca são marcadas para 2 de abril

A candidatura de Romero Antônio Raposo Sales, o mais votado nas eleições em 2016, foi rejeitada pela Justiça Eleitoral baseando-se em uma condenação por improbidade administrativa

Diário de Pernambuco
postado em 24/01/2017 10:24
As eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Ipojuca foram marcadas para o dia 2 de abril em decisão tomada, ontem, pela corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A candidatura de Romero Antônio Raposo Sales, o mais votado nas eleições municipais 2016 para prefeito, foi rejeitada por três instâncias da Justiça Eleitoral baseando-se em uma condenação por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito devido a uma viagem feita por Sales em 2008, época em que era vereador.
Até que um novo comandante do Executivo seja eleito, o município com maior renda per capita do estado continuará sendo governado pelo presidente da Câmara, Irmão Ricardo José (PTC), que, no início do mês, teve uma cerimônia de posse marcada por tensão. Após o anúncio da vitória de Ricardo José sobre o vereador Albérico de Souza Lopes (PMDB) pelo comando da Casa, por sete votos a cinco, militantes do candidato derrotado, que levaram cartazes de protestos, partiram para violência. Acusando os vereadores de não respeitar o resultado das urnas populares - o peemedebista foi eleito vereador com o dobro dos votos de Ricardo José - os militantes chegaram a arremessar cadeiras contra os vereadores.

Poderão votar nesta nova eleição todos os eleitores que até o dia 2 de novembro regularizaram a sua situação eleitoral. Já em relação aos partidos, estão aptas a concorrer as siglas que estiveram com registros em dia no TSE seguindo as normas estabelecidas pelo TRE-PE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação