Politica

Eike Batista volta dos EUA: 'estou me entregando, como é meu dever'

Advogado negociou entrega do empresário. Ao chegar ao Brasil, ele seguirá para sede da PF no aeroporto e depois deve ir para o Presídio Ary Franco

Eduardo Militão
postado em 29/01/2017 18:04
Empresário Eike Batista
O empresário Eike Batista, que já foi o oitavo homem mais rico do mundo mas agora é procurado pela Interpol, embarcou neste domingo (29/1) dos Estados Unidos para retornar ao Brasil, segundo informações divulgadas pelo Fantástico. Segundo o vídeo da Rede Globo, Batista chegou na noite de domingo ao aeroporto, sozinho e com uma mala pequena. Ele segue para o Rio de Janeiro no voo 973 da American Airlines, com previsão de desembarque no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) por volta das 10h de segunda (30). Em entrevista a Globo News, ele justificou: "estou me entregando, como é o meu dever".

O advogado dele, Fernando Martins, negociou a entrega do cliente, alvo de um mandado de prisão expedido pelo juiz da 7; Vara Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, na Operação Eficiência, mais um desdobramento da Lava-Jato.


De acordo com fontes ligadas ao caso, Eike seguirá para a sede da Polícia Federal no aeroporto. De toda forma, ao desembarcar no Brasil, ele deverá ficar encarcerado por ser acusado de participar de uma organização criminosa liderada pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB).
Eike segue para o Rio de Janeiro com previsão de desembarque no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão)

[SAIBAMAIS]Segundo a Polícia Federal, em apenas um esquema de corrupção, Eike remeteu US$ 16 milhões para uma conta ligada ao peemedebista no Uruguai. Para dar aparência de legalidade ao negócio, a transferência de dinheiro foi justificada com a intermediação na compra de uma mina de outro.

A informação inicial é que Eike pode seguir para o Presídio Ary Franco, no bairro de Água Santa, que fica na Zona Norte do Rio e é destinado a pessoas sem curso superior completo, caso de empresário. Ou ainda em Bangu 8, localizado na Zona Oeste, com 25 mil detentos e uma ala para pessoas com curso superior. Apesar de Eike não ter terminado a faculdade, o juiz do caso pode entender que ele está sob risco por ser uma pessoa pública e determinar que cumpra pena num local mais seguro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação