Politica

Líderes definem quais partidos ocuparão cargos na Mesa Diretora da Câmara

Bloco comandado pelo PMDB ficará com todos os seis cargos titulares da Mesa, com exceção da presidência, cuja definição ocorrerá amanhã (2/1) durante a votação

Agência Estado
postado em 01/02/2017 18:47

Após a formação dos blocos partidários, a divisão dos cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados foi definida em reunião de líderes realizada na tarde de hoje (2/1). Pelo regimento interno da Casa, a distribuição das vagas é feita de forma proporcional às bancadas e aos blocos partidários.

O bloco comandado pelo PMDB ficará com todos os seis cargos titulares da Mesa, com exceção da presidência, cuja definição ocorrerá amanhã (2/1) durante a votação. Formado por 13 partidos (PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB), que somam 359 deputados, o bloco apoia o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenatará ser reconduzido ao cargo.

Leia mais notícias em Política

Caberá ao PMDB indicar o candidato à 1; vice-presidência. O partido ainda não definiu um nome. Ontem (1;), disputaram a indicação da bancada os deputados Lúcio Veira Lima (BA) e José Priante (PA). Na votação, cada um obteve 28 votos, adiando a decisão. A expectativa é que a questão seja resolvida ainda nesta quarta-feira. A 2; vice-presidência ficou com o PP, que ainda não definiu o indicado.

A 1; secretaria, cargo considerado o mais importante depois da presidência, por cuidar da administração da Casa, será comandada por um parlamentar do PR, partido com a quinta maior bancada da Câmara, com 39 deputados. Na sequência, caberá ao PSDB, com 47 deputados, indicar quem ocupará a 2; secretaria. O PSB ficará com a 3; e o PSD indicará o ocupante da 4; secretaria.

A primeira suplência ficará com o PT. O partido, que tem a segunda maior bancada da Câmara, com 57 deputados, pleiteava uma vaga na Mesa com o argumento da proporcionalidade das bancadas. Juntamente com o PDT e o PCdoB, o partido formou um bloco com 90 parlamentares na tentativa de conseguir um cargo na Mesa. O pedetista André Figueiredo (CE) é o candidato do bloco à presidência da Câmara. Caberá ao seu partido indicar quem ficará na segunda suplência. PRB e PT completam as suplências das secretarias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação