Matheus Teixeira - Especial para o Correio
postado em 13/02/2017 21:33
O presidente da República, Michel Temer, nomeou mais um velho conhecido da Polícia Federal (PF) para um cargo no alto escalão do governo federal. Ex-deputado estadual do Rio Grande do Sul e alvo de duas operações da PF nos últimos quatro anos, Luiz Fernando Záchia foi indicado para a direção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa estatal vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Em abril de 2013, Záchia chegou a ficar cinco dias detido no Presídio Central de Porto Alegre por determinação da PF, que investigava, no âmbito da Operação Concutare, fraudes na concessão de licenças ambientais. Ano passado, a 3; Vara Federal de Santa Maria (RS) o condenou por improbidade administrativa por envolvimento em um esquema descoberto pela Operação Rodim.
A operação apurou um esquema de desvio de recursos públicos dentro do Detran da época em que ele foi secretário-chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul. ele recorre da decisão em primeira instância.
Por meio de nota, o ministério informou que Záchia "preenche os requisitos sobre suas qualificações e restrições como, por exemplo, ser ficha limpa". "Ele seguiu normalmente o procedimento para o cargo de diretor administrativo da Ceitec e teve seu formulário aprovado pelo MCTIC, pelo seu atestado conhecimento e experiência como Secretário de Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Secretário Municipal de Desenvolvimento e atividade parlamentar;, justificou a pasta.