Politica

Governo quer José Mariano Beltrame na Secretaria Nacional de Segurança

O governo mantém o desejo de anunciar a nova estrutura do ministério na próxima semana, logo após a sabatina de Alexandre de Moraes no Senado Federal

Paulo de Tarso Lyra
postado em 15/02/2017 15:07
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

José Mariano Beltrame, nome cotado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi durante dez anos o secretário de Segurança do Rio

O Governo sonha convencer o ex-secretario de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Beltrame seria o responsável, num plano federal, para cuidar de toda a crise do sistema penitenciário brasileiro e da onda de violência, incluindo as greves de Policiais Militares em todo o país.

O nome dele ganhou ainda mais força após a conversa do presidente Michel Temer com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso, favorito para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Alexandre de Moraes, que será sabatinado na próxima semana para o cargo de Ministro do STF.

Leia mais notícias em Política

[SAIBAMAIS]Velloso praticamente aceitou o convite para ser ministro, mas disse ao presidente que não se sente a vontade para cuidar da área de Segurança Pública. Beltrame, que foi durante 10 anos secretário de Segurança Pública do Rio, hoje dirige uma empresa de consultoria que tem como principal cliente a Vale.

O convite a Beltrame ainda não foi feito e nem há data marcada, mas isso deve acontecer ao longo da semana. O governo mantém o desejo de anunciar a nova estrutura do ministério na próxima semana, logo após a sabatina de Moraes no Senado Federal.

Crise na Segurança


Mesmo depois de um acordo com feito entre os policiais militares do Espírito Santo e o governo do estado, a categoria ainda protesta por melhores condições de trabalho. O Espírito Santo ficou uma semana sem policiamento nas ruas por causa de um protesto de familiares na porta dos batalhões, que impedia a saída dos PMs.

Em dez dias, o número de mortes violentas no Espírito Santo somaram 143, com ondas de assaltos e arrastões nas cidades do estado.

No Rio de Janeiro, o secretario estadual de Segurança pediu o apoio das Forças Armadas para reforçar a segurança. Ao todo, nove mil homens do Exército e da Marinha já estão nas ruas para ajudar na segurança do Rio, Niterói e São Gonçalo. A ida das Forças Armadas ao estado foi um pedido do governador Luiz Fernando Pezão ao presidente Michel Temer.

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação