Politica

"Não há desmonte da Lava-Jato", diz Alexandre Moraes em sabatina

A resposta do ministro da Justiça afastado ocorreu após questionamento da senadora Regina Sousa (PT-PI)

Antonio Temóteo
postado em 21/02/2017 15:00
A resposta do ministro da Justiça afastado ocorreu após questionamento da senadora Regina Sousa (PT-PI)
Não há ação do governo para desmontar a Operação Lava-Jato, avaliou Alexande de Moraes durante sua sabatina para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (21/2). Ele foi indicado para o posto, ocupando a vaga de Teori Zavascki, moprto em um acidente de avião em janeiro deste ano. Quem apontou Moraes como sucessor de Zavascki foi o próprio presidente da República, Michel Temer.

A resposta de Moraes ocorreu após questionamento da senadora Regina Sousa (PT-PI). Conforme ele, todos os delegados que deixaram a operação no período em que esteve à frente do Ministério da Justiça estavam interessados em promoções da carreira ou remoções para outros estados. "No período que assumi o Ministério da Justiça nós reforçamos a Lava-Jato com mais delegados, agentes e peritos", afirmou.

Conforme ele, os dois procuradores que coordenam o trabalho em Curitiba (PR) elogiaram sua indicação para o STF. A parlamentar ainda questionou se existem, de fato, casos de terrorismo no país. Moraes destacou que 11 pessoas foram presas e nove denúncias por planejarem um atentado. "A legislação criminaliza atos preparatórios de atentados como crime. E eles foram tipificados. Foi um trabalho belíssimo da PF", disse.
Plágio
Sobre a suspeita de plágio durante sua carreira acadêmica, Moraes disse que as acusações que pesam contra, ele de que teria cometido copiado um escritor espanhol em uma obra sua, são falsas. "Isso foi inventado por alguém que foi reprovado em concurso para faculdade de direito de São Paulo".
O indicado a ministro do STF afirmou ainda que a viúva do autor espanhol foi induzida a erro pelo repórter que a procurou. "Ainda assim ela disse: ;se houve cópia isso não deveria acontecer".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação