Jornal Correio Braziliense

Politica

STF encaminha lista tríplie a Temer para escolha de novo ministro do TSE

Os nomes encaminhados ao Planalto foram dos ministros substitutos do TSE Admar Gonzaga Neto e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, além do jurista Sérgio Banhos

Reunidos no Plenário do Supremo Tribunal (STF) os ministros da Corte elegeram, logo na abertura da sessão desta quinta-feira (23/2) a lista tríplice de candidatos ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista será encaminhada ao presidente Michel Temer, que faz a escolha final.

[SAIBAMAIS]Os nomes encaminhados ao Planalto foram dos ministros substitutos do TSE Admar Gonzaga Neto e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, além do jurista Sérgio Banhos. O candidato a ser escolhido irá ocupar a vaga reservada a juristas. O novo ministro ocupará a vaga aberta com a saída de Henrique Neves, que deixará a corte eleitoral em abril deste ano.

O TSE é composto por no mínimo sete ministros, sendo três da composição do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STF) e outros dois juristas, que são nomeados pelo presidente da República a partir da lista elaborada pela mais alta Corte do país. A tendência é de que Temer escolha o primeiro nome da lista tríplice - no caso, Admar Gonzaga Neto, que encabeça a lista por ser atualmente o primeiro ministro substituto do TSE entre os advogados.

Existe a possibilidade de o substituto de Neves participar do julgamento da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff-Michel Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger nas eleições de 2014. O relator da ação, ministro Herman Benjamin, decidiu na quarta-feira, 22, ouvir delatores da Odebrecht no âmbito do processo, o que pode trazer à coleta de novas informações e atrasar a conclusão da análise do caso.

Com informações da Agência Estado