Matheus Teixeira - Especial para o Correio
postado em 07/03/2017 07:23
Embora outubro de 2018 ainda esteja distante, o meio político já começou a se preparar para as eleições do ano que vem. E não se trata de um pleito presidencial igual a todos os outros: será o primeiro após a mudança na legislação que proibiu a doação de empresas privadas para os candidatos. É justamente para discutir o cenário eleitoral que a Presença Online, a Arko Advice e o Correio realizam a segunda edição do Seminário Eleições, na próxima semana, dia 15, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Na agenda do evento, há mesas com especialistas na área, que vão debater, entre outros assuntos, os desdobramentos da reforma eleitoral de 2015 e a importância do marketing digital nas campanhas atuais. A situação política internacional também está na pauta. Após a abertura, o primeiro assunto abordado será o efeito da eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.
Quando o assunto é o cenário político, a Operação Lava-Jato não pode ficar de fora. Por isso, um profissional de destaque da capital federal foi convidado para tratar do tema: o jornalista, advogado e cientista político Murillo Aragão. Para explicar o que muda para o ano que vem em relação à legislação eleitoral, foi escalada a advogada Angela Cignachi. Sobre financiamento e prestação de contas eleitorais, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves dará todas as explicações.
A vitória de pessoas de fora da política nas eleições do ano passado em cidades importantes, como São Paulo e Belo Horizonte, que elegeram os empresários João Doria e Alexandre Khalil, também entra na roda de discussões. O marqueteiro Lula Guimarães, que fez a campanha do atual chefe do Executivo paulistano, será responsável pela palestra O novo eleitor ou o novo candidato?. O painel de encerramento será mediado pelo editor de Política do Correio, Leonardo Cavalcanti.
Marcelo Vitorino, estrategista de comunicação digital política, que é um dos palestrantes que ajudaram a organizar o evento, exalta a importância do simpósio. ;O Seminário Eleições tem a característica de elaborar as tendências dos próximos anos. É um conteúdo essencial para os profissionais de comunicação e marketing que atuam na área e também para o próprio político e seus assessores;, afirma.
[SAIBAMAIS]Segundo Vitorino, os principais temas serão debatidos. ;Vamos levar informações sobre toda a atualidade da política brasileira: o novo eleitor, aquele insatisfeito com o mundo; os outsiders, pois terá palestra sobre Trump e Doria; o uso da internet para mobilização na vida real; a Operação Lava-Jato; e o novo modelo de financiamento eleitoral. Vai ser um evento completo;, ressalta.
A expectativa é por lotação máxima. E ele avisa aos interessados que façam a inscrição o quanto antes. ;Ano passado lotou. Agora, já chegamos a 250 inscritos e são apenas 300 vagas;, comemora. Vitorino elogia o formato do evento. ;O interessante é que são palestras de 20 minutos. Não será nem um pouco cansativo;, frisa.
Especialista em campanhas, ele afirma que a grande incógnita do marketing político para o ano que vem é o funcionamento do novo modelo de financiamento. ;Como é o tema mais intrigante para o nosso meio, separamos um ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tratar disso;, conta.
Vitorino também destaca a importância do tema de sua palestra, intitulada Campanha transmídia: do digital para a rua. ;A web deixou de ser só web. Hoje, você faz uma convocação por ali e lota uma praça. Vou mostrar como você tira as pessoas da frente do computador para ir para às ruas;, diz.
Para participar dos debates, basta se inscrever no site http://seminarioeleicoes2018.com.br/. A entrada é gratuita.