Politica

Aécio defende manutenção de aposentadoria Rural e BPC para idosos

Para o senador, são dois setores que precisam de proteção pelas dificuldades de recolocação no mercado de trabalho

Paulo de Tarso Lyra
postado em 21/03/2017 18:30

Um dia após encontrar-se com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em busca do apoio à reforma da previdência, o presidente Michel Temer recebeu o senador Aécio Neves (MG), que reiterou a defesa do PSDB em relação à implantação da idade mínima de 65 anos, mas propôs duas mudanças no texto original: a manutenção do atual formato do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria para os trabalhadores rurais.

[SAIBAMAIS]Para Aécio, são dois setores que precisam de proteção pelas dificuldades de recolocação no mercado de trabalho. ;O BPC, criado pela Constituição Federal de 1988 para atender idosos de mais de 65 anos e deficientes de baixa renda foi fundamental para evitar que essas pessoas fossem para asilos, verdadeiros depósitos humanos;, destacou o senador mineiro.

Em relação aos trabalhadores rurais, Aécio afirmou que eles precisam de um tratamento diferenciado. Não especificou se o partido defenderá a isenção ou uma taxação pequena. ;São trabalhadores que, pelo grau de escolaridade e condições de trabalho, têm muitas dificuldade de se recolocar no mercado ou de suportar regras rígidas de Previdência;.

O presidente nacional do PSDB, contudo, defendeu enfaticamente a adoção de uma idade mínima para aposentadoria. ;Essa é uma situação que todas as grandes civilizações do mundo tiveram de passar porque as pessoas estão ficando mais velhas, e, como conseqüência, precisam se aposentar mais tarde;.

Aécio não acha, contudo, que a manutenção do BPC e da Aposentadoria Rural demande um aumento de impostos para cobrir os gastos da Previdência. ;Pelo contrário, esperamos que o país retome a rota do crescimento e consiga as receitas para pagar suas despesas;. O tucano disse que o país tem um governo sério, que não maqueia as contas como aconteceu durante a campanha eleitoral e que levou o país à pior recessão de sua história. ;A aprovação da PEC do Teto de gastos vai nessa direção e, sem ela, a reforma da Previdência seria inócua;.

O senador mineiro não quis adiantar o tamanho do contingenciamento no orçamento, que deve ser anunciado nos próximos dias. ;Até porque, me parece, que não a Fazenda ainda não decidiu. Mas sabemos que será um número expressivo;.

Como presidente nacional do PSDB, Aécio não quis se posicionar sobre o afastamento de ministros do partido ; Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) ; citados nas delações da Odebrecht. ;Essa é uma decisão afeita ao presidente Temer;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação