Politica

Lasier Martins está proibido de se aproximar ou fazer contato com a mulher

O senador garante que a própria esposa se feriu para forjar a situação, chamou-a de "louca e chantagista" e disse que o episódio aconteceu porque eles estão em processo de separação

Matheus Teixeira - Especial para o Correio
postado em 02/04/2017 15:28
A jornalista prestou queixa na Delegacia da Mulher, afirmando que era xingada, agredida e humilhada
O senador Lasier Martins (PSD-RS) terá que se mudar de casa e está proibido de se aproximar ou fazer contato com a esposa, a jornalista Janice dos Santos, que o acusou de violência doméstica, até o fim das investigações. A determinação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin. O ministro também exige que ele mantenha distância dos familiares dela. Conforme o Correio revelou na edição da última quinta-feira, Janice prestou queixa à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) na última terça-feira e afirmou ter sido agredida pelo marido. Ela fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e disse, ainda, que era xingada, humilhada e sofria agressões dele de maneira recorrente.

Como ele tem foro privilegiado, o caso, agora, segue para a Procuradoria-Geral da República, que analisará se abre um inquérito contra o senador. Nesta semana, a líder do PT no Senado Federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), também pediu à Procuradoria da Mulher do Legislativo, por meio de um requerimento oficial, que o órgão ;tome providências sobre a investigação contra Lasier;.

O senador garante que a própria esposa se feriu para forjar a situação, chamou-a de ;louca e chantagista; e disse que o episódio aconteceu porque eles estão em processo de separação. A jornalista, no entanto, afirmou que eles ainda não deram início ao processo de divórcio e contestou o senador em relação à versão dele sobre a participação da doméstica da casa deles no caso. Enquanto Lasier diz que a empregada foi levada junto à Deam e se recusou a falar sobre o caso à polícia, porque estaria mentindo, Janice garante que a funcionária confirmou o ocorrido.

[SAIBAMAIS]Segundo a jornalista, as agressões vinham de um tempo em que ele a traía com frequência. Tempos atrás, ela fez uma cirurgia na barriga e, dias depois, ele teria dado um chute no local operado. Ela conta que resolveu denunciar o marido após a última briga, quando houve uma discussão após ela descobrir ;uma nova traição;. Ele teria chutado as pernas dela e pressionado a mão dela contra um porta-joias que a mulher segurava durante a briga, o que teria causado lesões aparentes.

Tudo isso no apartamento em que moram, na 309 Sul, e na frente da filha da mulher, de 10 anos. Os xingamentos também eram comuns. Ele a teria chamado de ;miserável, fracassada, interiorana, burra, aproveitadora, chantagista, louca, paranoica, mulher cheia de doenças; além de dizer que ela ;não entendia nada de política, só de moda;.

Gleisi Hoffmann disse que não quer ;antecipar atribuição de culpa;, mas classificou a denúncia como ;muito grave;. ;É um fato relevante para nós que militamos no enfrentamento à violência contra a mulher. Não podemos deixar isso sem esclarecimento. A medida do ministro Fachin é muito importante porque protege a vítima. Por isso pedi à procuradoria da Casa que acompanhe as investigações;, diz.

Lasier e Janice são casados há quase cinco anos e se conheceram na empresa em que trabalhavam, a filial da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Lasier nunca havia disputado um cargo eletivo até 2014, quando decidiu candidatar-se. Ele é muito conhecido na sociedade gaúcha, porque era um dos principais comunicadores da maior emissora de TV da região e venceu o ex-governador Olívio Dutra (PT) em um pleito acirrado.

O gabinete do senador emitiu uma nota, na sexta-feira, afirmando que Lasier é inocente. ;Não houve a alegada agressão física, mas ações e manobras da mulher no sentido de tirar proveito em tentativa de acordo no processo judicial. O Correio não conseguiu um novo contato com o senador ontem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação