Politica

Em prisão domiciliar, Eike Batista já desfruta do conforto de sua mansão

Em casa, ele deverá cumprir nove medidas cautelares, tais como receber, sem aviso-prévio, vistoria da Polícia Federal, se afastar das empresas de que é sócio e entregar o passaporte

postado em 01/05/2017 07:05
Em casa, ele deverá cumprir nove medidas cautelares, tais como receber, sem aviso-prévio, vistoria da Polícia Federal, se afastar das empresas de que é sócio e entregar o passaporte

Empresário teve pedido de prisão domiciliar deferido pelo ministro do STF Gilmar Mendes. Ele vai entregar o passaporte e receber vistorias da Polícia Federal, sem aviso prévio

O empresário Eike Batista já desfruta do conforto de sua mansão, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, apesar de ter que permanecer em prisão domiciliar. Ele deixou a Penitenciária Bandeira Stampa, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, por volta das 9h de ontem, depois de três meses de prisão.

A saída do empresário do presídio, em carro da Polícia Federal, provocou revolta em parentes de presos, que estão na fila para a visita, já que os presidiários costumam deixar o complexo penitenciário a pé. Para as famílias, o empresário recebeu tratamento privilegiado.

Em casa, ele deverá cumprir nove medidas cautelares, tais como receber, sem aviso-prévio, vistoria da Polícia Federal, se afastar das empresas de que é sócio e entregar o passaporte.

[SAIBAMAIS]Eike foi preso em 30 de janeiro na Operação Eficiência, um desdobramento da Calicute, que levou à prisão o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). Eike foi denunciado pelo Ministério Público Federal sob acusação de pagar propina ao esquema liderado por Cabral. Segundo os investigadores, o dono do grupo EBX teria feito repasses por meio de operações financeiras no exterior que somam US$ 16,5 milhões, além de simulação de prestação de serviços do escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador.

Eike também é suspeito de tentar atrapalhar as investigações ao realizar reunião para "combinar versões" com seus defensores e com um assessor, Flávio Godinho, também preso na Operação Eficiência. Os advogados do empresário alegam, no entanto, que as reuniões serviam para "traçar estratégia de defesa".

Constrangimento


Eike ficará em prisão domiciliar por determinação do juiz federal Gustavo Arruda Macedo. A decisão foi tomada no sábado, um dia depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, atender o pedido de liberdade da defesa apresentado pela defesa de Eike Batista.

A decisão liminar de, Gilmar Mendes, que cita "constrangimento ilegal" ao empresário, foi dada na mesma semana em que a Segunda Turma do STF decidiu revogar duas prisões da Lava-Jato e libertar o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PP João Cláudio Genu, condenados em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. Nos dois casos, o relator da Operação Lava-Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, foi voto vencido na Segunda Turma, da qual Gilmar faz parte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação