Politica

Com balão gigante e apitos, manifestantes protestam contra José Dirceu

Balão inflável de 15m de altura, batizado de Petrolowiski está sendo armado. Até a tarde desta quinta-feira (4/5), os ativistas estavam em frente ao STF

Renato Alves
postado em 04/05/2017 20:28
Balão inflável de 15m de altura, batizado de Petrolowiski está sendo armado. Até a tarde desta quinta-feira (4/5), os ativistas estavam em frente ao STF
Manifestantes prometem tirar o sono do ex-ministro José Dirceu na primeira noite dele livre em Brasília. Cerca de 20 integrantes de diversos movimentos contrários à esquerda estão embaixo do Bloco A da 305 do Sudoeste, onde ele vai morar, após ganhar a liberdade graças à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de faixas, cartazes e apitos, o grupo trouxe um balão inflável de 15m de altura, batizado de Petrolowiski. Até a tarde desta quinta-feira (4/5), os ativistas estavam em frente ao STF.

Dirceu deve chegar nesta quinta-feira (4/5) em Brasília. Ele vai morar na área nobre da capital. Desde cedo há uma grande movimentação de curiosos e jornalistas na quadra. A mudança do condenado no Mensalão e na Lava-Jato é o assunto do dia entre os moradores e trabalhadores dos edifícios residenciais.

Liberado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), terça-feira, José Dirceu vai ocupar um dos apartamentos do Bloco A, o Edifício Kopenhagen. Como todos os prédios residenciais do bairro, ele tem seis andares. O petista vai morar no último deles.

A quadra não tem comércio, mas José Dirceu cumprirá prisão domiciliar em frente à comercial da 105, dotada de bancos, supermercados, farmácias, restaurantes e lanchonetes. Mais cedo, amigos dele estiveram no imóvel, onde permaneceram cerca de duas horas. Nenhum quis dar entrevista. Uma equipe do Departamento de Trânsito (Detran) está de prontidão na entrada da quadra, mas sem impedir o trânsito de qualquer veículo.

José Dirceu cumpre pena de 34 anos de prisão, condenado por corrupção na Lava-Jato, pelo juiz Sergio Moro. Ele vai usar tornozeleira e não poderá se encontrar ou conversar com outros investigados na Lava-Jato. Também está proibido de deixar o país.

Na cobertura do prédio, há uma ampla e moderna área de lazer, com piscina, sauna, academia de ginástica, salão de festa e espaço gourmet. No térreo, existe um campo de futebol de grama sintética, um parquinho para crianças e área de convivência arborizada, com bancos de madeira.

Dirceu vai morar com a mulher, Simone Patrícia Tristão Pereira, e a filha, Maria Antônia, de 6 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação