Politica

Temer recebe Imbassahy e Arthur Maia no Alvorada

Assunto será a reforma da Previdência, que deverá ser analisada na Câmara nesta semana

Agência Estado
postado em 07/05/2017 16:31
O presidente Michel Temer se reúne no fim da tarde deste domingo (5/7) com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), no Palácio do Alvorada. Na próxima terça-feira (9/5), a comissão especial que analisa a proposta vai votar 11 destaques que podem alterar o texto-base aprovado no último dia 3, por 23 votos a 14.

Embora os trabalhos na comissão ainda não tenham sido concluídos, o governo já se prepara para a principal batalha na reforma da Previdência: a aprovação da proposta em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados, com o apoio de pelo menos 308 deputados. O governo ainda não tem esses votos, mas já traçou os movimentos que fará daqui para a frente para conquistar a vantagem necessária. Para isso, o Palácio do Planalto vai partir para o "vale tudo" na articulação política, lançando mão de agrados à base aliada, além de melhorar a estratégia de comunicação.


As concessões no texto, porém, estão no limite na avaliação do governo. A ordem agora é barrar movimentos de novas categorias que tentem obter direito a aposentadoria especial, como os guardas municipais. A margem de negociação no plenário prevê a inclusão dos agentes penitenciários na regra que permite idade mínima menor a policiais e a revisão das exigências para que servidores públicos que ingressaram até 2003 se aposentem com salário integral. Os dois pontos devem ser aprovados separadamente no plenário, em votação de destaques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação