Paulo de Tarso Lyra
postado em 25/05/2017 19:19
O gabinete de segurança institucional (GSI) vai se reunir com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal para replanejar as estratégias de segurança a serem adotadas nas próximas manifestações na Esplanada. As centrais sindicais já anunciaram que pretendem fazer outros movimentos, inclusive a convocação de uma greve geral, possivelmente daqui a 15 dias.
[SAIBAMAIS] Segundo interlocutores do Planalto, a intenção é evitar cenas como as ocorridas na quarta-feira (24/5), quando servidores públicos ficaram acuados por manifestantes e o policiamento foi insuficiente para conter a situação.
Por parte do Governo do Distrito Federal, não há nenhum problema quanto a essa reunião, já que ontem mesmo o Secretário de Segurança Pública do DF, Edval Novaes, conversou com o general Sérgio Etchegoy, ministro do GSI, no auge da crise provocada pelos protestos na Esplanada. Segundo uma fonte do governo local, "a intenção de todos é garantir que haja manifestações e a segurança dos manifestantes".