Politica

João Doria é esperado em reunião que definirá futuro do PSDB

Prefeito de São Paulo recebeu um telefonema de Michel Temer, com apelos para ajudar a manter o PSDB no governo

Denise Rothenburg
postado em 12/06/2017 06:00

Prefeito de São Paulo, João Doria

Inicialmente, os tucanos pretendiam esvaziar a reunião ampliada da Comissão Executiva Nacional de hoje, em Brasília. Porém, ontem à noite isso mudou e a expectativa é a de que até o prefeito de São Paulo, João Doria, compareça ao encontro. Doria foi procurado por interlocutores do presidente Michel Temer e, depois, recebeu um telefonema do próprio presidente, com apelos para ajudar a manter o PSDB no governo.


A presença do prefeito de São Paulo é considerada importante para reforçar o time daqueles que têm interlocução para convencer a ala mais jovem do partido a, pelo menos, esperar mais um pouco, antes de abandonar o governo à própria sorte e, de quebra, a se comprometer a levar adiante a agenda de reformas. No fim de semana, Doria declarou que a decisão do TSE trouxe uma certa tranquilidade ao país, o que, obviamente, agradou ao PMDB, um partido que hoje não tem candidato a presidente da República.

O prefeito, agora, começará a ocupar mais espaço no cenário nacional, de forma a deixar claro que é, sim, uma opção para os tucanos no caminho para 2018. Doria foi escondido no programa do PSDB que foi ao ar há um mês, quando o presidente afastado, o senador Aécio Neves, ainda detinha o pleno comando da legenda. Hoje, com Aécio fisgado pelos grampos de Joesley Batista e, consequentemente, fora do páreo para a eleição presidencial do ano que vem, o PSDB avalia que não pode prescindir de colocar o prefeito na tela dos presidenciáveis.

A decisão de hoje, de permanecer no governo até segunda ordem, sem que haja uma votação nominal da Executiva, corre o risco de levar o PSDB a perder alguns deputados. Porém, avaliam tucanos, se Doria conseguir convencer parte dos jovens do partido, as baixas serão menores do que as projeções na semana passada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação