Politica

Aliados de Temer afirmam ter votos necessários para derrubar relatório

Relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ) apresentou parecer favorável ao prosseguimento da denúncia contra o presidente no STF

Paulo de Tarso Lyra, Bernardo Bittar
postado em 10/07/2017 17:18
Relatório de Zveiter na CCJ
O deputado Fausto Pinato (PP-SP) garantiu que o governo tem ao menos 40 votos para derrubar o texto apresentado pelo relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ). "Ele usou para justificar o seu relatório a tática do dubio pro societate (na dúvida, a sociedade é favorecida no julgamento), mas não estamos julgando um presidente de condomínio e, sim, um presidente da República. Se esse processo for aceito, o presidente Temer é afastado por até seis meses", reclamou Pinato.
Pinato, que é um dos cotados para ser relator de um novo texto, caso a base do governo consiga derrotar o relatório de Zveiter, chamou o texto do peemedebista de frágil, alegando que ele próprio reconheceu não ser advogado criminalista.
Outro fiel escudeiro do Planalto, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) disse que o texto de Zveiter não apresenta qualquer prova de ilícito cometido pelo presidente. "Ele próprio reconheceu que são apenas indícios, mas, mesmo assim, pediu a continuidade do processo. Nós vamos derrubar esse relatório", prometeu Marun.

Já o deputado Ivan Valente (Psol-SP) elogiou o texto de Zveiter, afirmando que ele vai "aumentar o desgaste político do governo Temer". Neste momento, o advogado do presidente Temer, Antônio Cláudio Mariz, está apresentando a defesa do peemedebista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação