Politica

Integrantes de partidos da base aliada divergem sobre apoio a Temer

Embora alguns partidos tenham se reunido para afinar o rumo dos votos na CCJ, nem todos estão decididos sobre o que fazer e nem sobre até onde se envolver com o futuro do presidente

Bernardo Bittar
postado em 12/07/2017 06:00
Molon, da Rede: elogios ao relatório elaborado pelo deputado Zveiter

O apoio ao relatório contra o presidente da República, Michel Temer, fez com que os partidos favoráveis à continuidade do governo buscassem novas soluções para proteger o chefe do Executivo. Embora alguns partidos tenham se reunido para afinar o rumo dos votos de hoje à tarde, nem todos estão decididos sobre o que fazer e nem sobre até onde se envolver com o futuro do presidente.
[SAIBAMAIS]Integrante da base do governo, o PRB chegou a trocar representantes na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para tentar, com novos votos, impedir o prosseguimento do processo contra Temer. De acordo com o líder do partido, Cléber Verde, trata-se apenas de ;um reajuste para priorizar os titulares das vagas, afastados por estarem cumprindo outras obrigações;, e defendeu que as mudanças não podem ser consideradas manobra política para favorecer o presidente, mesmo que a legenda seja a favor de Temer.

Verde disse ainda que ;as mudanças foram feitas porque muitos titulares tiveram vontade de reassumir suas vagas e que todos têm respaldo do regimento interno para fazê-lo;. O regimento da Câmara, de fato, prevê que os titulares de comissões tenham o poder de retornar imediatamente a seus assentos, a pedido, após ausência temporária.

Se, de um lado, o PRB parece ter combinado uma votação unânime; do outro, o PPS garante ter recorrido apenas à consciência de cada parlamentar nos procedimentos desta quarta-feira. ;A ideia não é fechar questões. Vamos respeitar a autonomia de cada um;, contou o deputado Arnaldo Jordy, líder da legenda na Câmara.

Apoio

O líder do PDT, André Figueiredo, prometeu apoiar o relatório. O documento apresentado pelo relator, em seu entendimento, é ;bastante contundente e mostra fortes indícios da matéria a ser apreciada;. Figueiredo também afirmou que o deputado compreende ;muito bem; o assunto analisado e possui forte fundamentação jurídica.

Foi o mesmo argumento utilizado pelo próprio Zveiter para se defender das críticas sobre o documento em questão, transformado em ideia e defendido por Figueiredo na reunião pedetista, realizada ontem na Câmara. A finalidade era antecipar e organizar os votos dos parlamentares para votação uníssona hoje à tarde, na CCJ. O grupo acatou o encaminhamento do líder e decidiu apoiar o relatório contra o presidente da República, elaborado após denúncia do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O deputado Alessandro Molon (Rede), integrante da CCJ, apoiou o relatório de Zveiter no plenário, elogiando o documento elaborado pelo colega, o qual qualificou como ;sólido;, e disse ;sim; para a continuidade do processo contra o presidente da República.

Um dia após a cúpula do PSDB ter transferido para a bancada da Câmara a decisão sobre como votar no processo contra Temer, os deputados tucanos se reuniram para decidir o que fazer. A maioria deles já adiantou ser favorável à continuidade do processo. Cinco dos sete integrantes do partido na CCJ vão votar a favor do relatório do deputado Sérgio Zveiter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação