Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leonardo Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus serão os próximos a julgar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Após a condenação do juiz Sérgio Moro, o petista vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal da 4; Região, em Porto Alegre.
Leia mais notícias de Política e Brasil
Moro sentenciou Lula a nove anos e meio de prisão. Os crimes são corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Apesar disso, o tribunal de Curitiba já derrubou uma condenação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, feita pelo juiz. Na época, o tesoureiro alegou que as provas eram insuficientes e baseadas em delações premiadas. Apesar disso, a turma manteve a maioria das sentenças vindas de Moro.
Além de manterem a condenação de Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, os três magistrados aumentaram a pena em 14 anos.
Por enquanto, Lula não está enquadrado na lei da Ficha Limpa. O ex-presidente só ficará inelegível em condenação na segunda instância. Isso impediria uma candidatura do petista em 2018.