Jornal Correio Braziliense

Politica

Temer comete gafe ao chamar ministro de secretário em cerimônia no Planalto

O novo ministro tomou posse há dois dias, e é o terceiro chefe da pasta durante o mandato do presidente

;A reforma do ensino médio estava no Congresso Nacional há mais de 20 anos, secretário Sérgio Sá Leitão. Há mais de 20 e não se fazia (;);, disse o presidente da República. O novo ministro tomou posse há dois dias, e é o terceiro chefe da pasta durante o mandato de Temer ; anteriormente chefiada por Marcelo Calero e Roberto Freire. O Ministério da Cultura quase foi extinto por Michel Temer, causando desconforto entre ele e a classe artística.
Temer já passou por outros desacertos ao confundir os cargos que algumas autoridades ocupavam. As trapalhadas ocorreram em discursos oficiais e em conversas diplomáticas. Durante encontro com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, em 23 de junho, o presidente referiu-se ao rei daquele país como ;rei a Suécia;, ao comentar sobre um encontro marcado com o monarca.
Caso semelhante ocorreu três dias depois, durante cerimônia em São Paulo, quando o chefe do Executivo se atrapalhou mais uma vez ao afirmar que conversou com alguns empresários soviéticos durante sua viagem à Rússia. A denominação fazia referência ao nome usado pela Rússia durante o regime comunista, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).