Politica

Temer quer reunir base para evitar surpresas em votação na Câmara

Deputados vão analisar o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que propõe o arquivamento da denúncia por corrupção passiva contra o peemedebista

Paulo de Tarso Lyra
postado em 30/07/2017 06:00
O governo sabe que nenhum partido, apesar do fechamento de questão, conseguirá entregar a totalidade dos votos das bancadas
O presidente Michel Temer quer evitar surpresas na votação da próxima quarta-feira, dia 2. Os deputados vão analisar o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que propõe o arquivamento da denúncia por corrupção passiva contra o peemedebista. Temer pretende reunir em um jantar, na noite de hoje, no Palácio do Jaburu, os ministros próximos e os líderes de partidos aliados para definir a estratégia de atuação ao longo da semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aposta em um quórum de 480 deputados na sessão de quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Na votação realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o Planalto trocou parlamentares infiéis por outros defensores da permanência de Temer no cargo. Conseguiu, por 40 votos a 25, derrotar o relatório elaborado pelo deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) e ainda fidelizar o apoio de cinco bancadas ; PMDB, PR, PP, PTB e PSD ; que fecharam questão a favor do presidente.

O governo sabe que nenhum partido, apesar do fechamento de questão, conseguirá entregar a totalidade dos votos das bancadas. O Planalto, contudo, não pretende se envolver nas polêmicas internas, mas espera que as executivas partidárias ajam de maneira dura com quem descumprir a orientação dos dirigentes das legendas.

O presidente Michel Temer (PMDB) embarcou, no início do tarde de ontem de São Paulo para Brasília. Temer veio para a capital paulista sem agenda oficial, apenas para compromissos privados, segundo a assessoria de imprensa.

Ontem pela manhã, o presidente publicou, nas redes sociais, mais um vídeo exaltando indicadores econômicos e ações do governo. Com uma linguagem mais informal, dirigindo-se ao telespectador como ;minhas amigas e meus amigos;, destacou que a inflação e os juros em queda podem incentivar o consumo.

Na sexta-feira, ele já havia gravado um vídeo no qual destacou a queda do desemprego apontada pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação