Politica

Malta será o presidente da CPI dos Maus-Tratos a crianças e adolescentes

Composta por sete senadores titulares e cinco suplentes, a comissão terá duração de seis meses e orçamento previsto de R$ 600 mil

Agência Estado
postado em 09/08/2017 13:40
Em discurso no plenário, Malta disse que, além de investigar questões como o abuso e a exploração infantil, a comissão também vai investigar crimes cibernéticos como o jogo Baleia AzulO senador Magno Malta (PR-ES) foi eleito nesta quarta-feira presidente da CPI que investigará maus-tratos contra crianças e adolescentes. Em maio, Malta foi responsável pela apresentação do requerimento de criação do colegiado, que só foi instalado hoje após reunir a maioria das indicações dos parlamentares. A vice-presidente será a senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Composta por sete senadores titulares e cinco suplentes, a comissão terá duração de seis meses e orçamento previsto de R$ 600 mil. Além de Malta e Tebet, são membros titulares do colegiado os senadores Marta Suplicy (PMDB-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Eduardo Amorim (PSDB-SE), Ana Amélia (PP-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e José Medeiros (PSD-MT).

Embora o colegiado tenha sido criado em abril, por iniciativa de Malta, só reuniu a maioria das indicações dos partidos há cerca de um mês. Depois disso, aguardava leitura dos membros no plenário pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Na justificação da proposta, consta que a CPI surgiu a partir de denúncias publicadas na imprensa do Mato Grosso do Sul, da Paraíba e do Distrito Federal, em 2016, de ações e maus-tratos ocorridos com crianças em escolas e creches.

Em discurso no plenário, Malta disse que, além de investigar questões como o abuso e a exploração infantil, a comissão também vai investigar crimes cibernéticos como o jogo Baleia Azul, que teria surgido na Rússia e se disseminado pelas redes sociais nos últimos meses.

Usando perfis falsos para não serem presos, adultos desafiam crianças e adolescentes a cumprir uma tarefa diária ao longo de 50 dias. A maioria das tarefas envolve automutilação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação