Jornal Correio Braziliense

Politica

Especialistas e parlamentares avaliam impacto do distritão na Câmara

Se aprovado, o sistema de eleger os mais votados pode favorecer as bancadas mais organizadas, como a religiosa e a ruralista, e comunicadores

Na Câmara, existem diversos parlamentares cujos interesses em comum formaram espécies de frentes, uma força de muitos em busca dos mesmos interesses. Hoje, as chamadas ;BBBs; reúnem 290 deputados, mais da metade do total da Casa, hoje com 513 parlamentares ativos. O apelido é por causa das letras iniciais dos grupos, que agregam boi (bancada ruralista), bala (segurança pública) e Bíblia (evangélicos).

Elas cresceram em influência ao longo da gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como presidente da Câmara. ;No caso dos ruralistas, a questão é a força do dinheiro. Muitos deles gostariam de se candidatar, mas as legendas pequenas não passam pelo quociente eleitoral e, muitas vezes, eles não conseguem espaço nos partidos mais tradicionais;, completou Queiroz.


Análises

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, acredita que o ;distritão é uma travessia que precisa ser feita para melhorar o país, mas não do jeito que se está discutindo agora;. ;Nesse modelo, é péssimo;, afirmou. Apesar de ter sido o mais votado de Mato Grosso para a Câmara em 2014, ele discorda do enfraquecimento dos partidos. ;Eu não concordo com isso de fortalecer o candidato. Precisamos é equalizar tudo, dar as mesmas chances para aquele cara que tem boas ideias, mas não tem dinheiro nem é conhecido, tentar se eleger;, explicou.

Com o crescimento do sentimento de insegurança no país e a adoção de medidas extremas como o envio do Exército para combater a violência no Rio, a bancada da bala também aposta que colherá frutos no próximo pleito caso o distritão seja aprovado. O PR, partido do qual o deputado Laerte Bessa (DF) faz parte, é contra o novo modelo.

Para o parlamentar, que conta com o apoio da Polícia Civil do DF ; instituição que comandou antes de entrar para a política ;, a implementação da medida traria mais conforto na hora de contar os votos. ;A polícia é minha família, conto com o apoio deles e é por isso que estou aqui hoje. Se colocarem a ideia de fortalecer o deputado em vez do partido, também fico bem. Acredito que seria importante pra mim e mais confortável, com certeza;, contou. ;Se o distritão andar, eu acho que a bancada da bala tem força para colocar dois deputados distritais e dois federais para dentro no próximo pleito;, afirmou o delegado licenciado.

Na avaliação do professor Antônio Celso Alves Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o distritão, do jeito que está sendo discutido hoje, vai acabar se tornando uma arma política para a bancada da fé. ;Temos muitas igrejas no país e um punhado de bispos com fiéis que podem se tornar, também, seus eleitores. É claro que isso tem importância e é algo que deveria ter sido previsto antes;, disse.

Uma bancada influente no Congresso, mas que acha que não terá seu destino mudado, é a Frente Parlamentar da Saúde. Uma das coordenadoras da bancada, que tem 100 parlamentares atuantes, Carmen Zanotto (PPS-SC) explica que o grupo consegue se unir na defesa das pautas em plenário. ;Na hora da eleição, contudo, não nos comportamos como outras bancadas temáticas;, reconheceu.


Grupos de pressão

Confira o tamanho de cada bancada na Câmara

; Bancada da bala
Conta com 150 parlamentares na Câmara, entre ex-policiais, militares licenciados e empresários envolvidos com a indústria de armas. Apenas no DF,
os parlamentares podem ter o apoio de quase 300 mil pessoas, número que corresponde à quantidade de integrantes da segurança pública, estimada pela pasta em 2016.

; Bancada religiosa
Aproximadamente 70 deputados, a maioria deles representantes ou apoiadores de igrejas evangélicas, compõem a bancada da Bíblia. Nos últimos 10 anos, segundo o IBGE, a população evangélica aumentou mais de 60%.

; Bancada ruralista
Outros 70 parlamentares unem forças para tentar resolver questões fundiárias, especialmente na área rural. Esse segmento reúne um PIB de R$ 162 bilhões, conforme o IBGE. Ainda assim, como há muita terra para pouco coronel, o ideal para ajudar a bancada ruralista seria a liberação do financiamento de campanha privado, e não o distritão.

; Bancada da saúde
Aproximadamente 100 deputados fazem parte do grupo que defende a saúde pública, estatal e gratuita; interesses privados com fins lucrativos; e as santas casas, que fazem filantropia. O aumento de verbas para o setor é o maior dos interesses dos parlamentares. Existem cerca de 430 mil médicos no país, o que significa dois profissionais a cada mil habitantes, segundo o Conselho Federal de Medicina.