Politica

Termina o segundo depoimento de Lula a Moro, após pouco mais de duas horas

Lula já deixou a sede da Justiça Federal e é esperado em um ato na capital paranaense

postado em 13/09/2017 16:48

Lula na chegada a Curitiba

Terminou por volta das 16h30 desta quarta-feira (13/9) o segundo depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, da 13; Vara Federal de Curitiba (PR). Desta vez, a oitiva do ex-presidente durou cerca de duas horas e 15 minutos, menos da metade da duração do primeiro depoimento, em 10 de maio. Lula já deixou a sede da Justiça Federal e é esperado em um ato na capital paranaense.

[SAIBAMAIS]O ex-presidente foi interrogado em uma ação penal em que é acusado de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento de propinas da Odebrecht, de forma dissimulada, com a doação de um terreno de R$ 12 milhões para o Instituto Lula e de um apartamento de R$ 500 mil vizinho ao que ele mora, em São Bernardo do Campo (SP). O Ministério Público Federal sustenta que era contrapartida por contratos na Petrobras.

Lula foi condenado por Moro em julho no processo do triplex do Guarujá (SP) a 9 anos e 6 meses de prisão - ele recorre em liberdade - por receber propinas da OAS. Além de Lula, Moro ouve nesta quarta-feira (13/9), o depoimento do ex-assessor de Palocci Branislav Kontic.

Atrito

Um vídeo divulgado pelo próprio Lula por meio de seu Twitter mostra que o fim do depoimento foi marcado por um pequeno atrito entre o ex-presidente e o juiz Sérgio Moro. No momento em que teve oportunidade de fazer suas considerações, o petista questiona se pode "olhar na cara de seus filhos e dizer que foi até Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial". Moro ressalta que "não cabe a Lula fazer esse tipo de pergunta", mas responde que sim. O ex-presidente então rebate: "não foi o procedimento na outra ação". O juiz finaliza dizendo crer que a ação anterior não deve ser discutida ali e que ele tem a convicção de que, neste outro caso, o petista é culpado. Confira o vídeo com o trecho final do depoimento:

[VIDEO1]

Chegada

Mais uma vez, Lula foi recebido por um grupo de apoiadores ao chegar à sede da Justiça Federal. O ex-presidente foi ovacionado e escoltado por militantes e lideranças petistas.

Lula chegou de carro, desceu para abraçar e cumprimentar os manifestantes, e voltou para o veículo. Aplaudido, ele passou por um corredor de petistas e policiais até a entrada da Justiça, que só podia ser acessada por quem tem audiências marcadas ou trabalha no local.

Ato

Após o depoimento, o ex-presidente deve comaprecer a um ato em sua defesa, na região central de Curitiba. O PT espera que 5 mil pessoas participem do evento, que começou por volta das 15h, na Praça Generoso Marques, na região central de Curitiba.

Desde cedo, os cerca de 40 ônibus com manifestantes chegam à cidade. Os apoiadores concentram-se no local do evento e no entorno do prédio da Justiça Federal, que foi bloqueado.

Cerca de 1 mil policiais fecharam as ruas de acessos às 19h30 de terça-feira (12/9) e só moradores, imprensa e quem trabalha ou precisa ir ao fórum pode entrar no perímetro. Em maio, no primeiro depoimento de Lula, cerca de 10 mil pessoas invadiram Curitiba, para manifestações.

Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação