Jornal Correio Braziliense

Politica

Na troca de cargos, Temer cede secretaria a citado na Lava-Jato

Antônio "Totó" Parente, citado na delação premiada de Paulo Roberto Costa, voltará ao ministério do Turismo

O ex-vereador da cidade de Cuiabá Antônio "Totó" Parente, do PMDB, foi nomeado para o cargo de Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, cargo especial ligado diretamente ao ministro do Turismo, Marx Beltrão. A decisão, assinada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Totó Parente, que foi assessor de Lindbergh Farias durante a campanha eleitoral de 2010, foi citado nas delações do diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Leia mais notícias em Política

De acordo com as delações premiadas de Paulo Roberto, Lindbergh Farias ia à diretoria da Petrobras pedir dinheiro desviado de contratos para sua campanha ao senado pelo PT do Rio de Janeiro, em 2010. Nestas visitas, de acordo com o delator, o então candidato estaria na frequente companhia de Totó Parente.

Apesar da denúncia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento do caso em janeiro deste ano, por falta de provas. Em março, uma nova lista de inquéritos produzida por Janot voltou a incluir o nome do senador Lindbergh Farias entre os acusados, utilizando desta vez como provas as delações da empreiteira Odebrecht, e sem citação ao nome de Antônio.

Totó assumirá a secretaria, cargo de confiança do ministro do turismo, quase um ano e meio depois de ter sido inciado para a Empresa Brasileira de Turismo, a Embratur, ainda nos dias finais do governo de Dilma Rousseff. Ele assumirá o lugar de Antônio Henrique de Carvalho Pires, que também foi realocado - vai para a Secretaria Nacional de Saneamento Básico, ligada ao ministério das cidades.