Politica

Governo espanhol rejeita mediação na crise com a Catalunha

"Se o senhor Puigdemont quer falar ou negociar, ou quer enviar mediadores, sabe perfeitamente o que deve fazer antes: voltar ao caminho da Lei, que nunca deveria ter abandonado", afirmou um comunicado do governo

Agência France-Presse
postado em 04/10/2017 18:43

O governo espanhol rejeitou nesta quarta-feira (4/10) o pedido do presidente separatista catalão Carles Puigdemont de mediação internacional enquanto ele continuar ameaçando declarar a independência.

[SAIBAMAIS]"Se o senhor Puigdemont quer falar ou negociar, ou quer enviar mediadores, sabe perfeitamente o que deve fazer antes: voltar ao caminho da Lei, que nunca deveria ter abandonado", afirmou um comunicado do governo.

O governo conservador de Mariano Rajoy adverte Puigdemont que "não vai aceitar nenhuma chantagem" e pede que "retire a ameaça da ruptura".

Um pouco antes, Puigdemont reiterou seu pedido de mediação internacional assegurando ter recebido "várias propostas" que o governo não aceitou.

Além disso, acusou o rei da Espanha Felipe VI, que o criticou duramente na véspera, de ter "ignorado deliberadamente" milhões de catalães ao condenar suas aspirações separatistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação