Jornal Correio Braziliense

Politica

PF investiga propina de R$ 160 milhões para fraudar a Receita Federal

A operação é um desdobramento da Lava-Jato. Segundo a PF, aproximadamente R$ 160 milhões foram pagos em propina nos últimos 13 anos



[SAIBAMAIS]Segundo a PF, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10; Vara Criminal Federal de São Paulo. Os mandados são cumpridos em residências e empresas em São Paulo, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Cotia, Lins e Santana do Parnaíba.

A investigação teve início após o envio, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de partes do acordo de colaboração premiada firmado entre executivos da JBS e o MPF para a Justiça Federal de São Paulo, com o fim de apurar criminalmente condutas de pessoas que não tinham foro privilegiado.

As provas colhidas até o momento apontam para um esquema de pagamento de propinas que funcionou de 2004 até este ano, pelo qual um auditor fiscal seria pago para agilizar, ilicitamente, a liberação de recursos que a companhia teria a receber do Fisco a título de créditos tributários. Há indícios de que as transações ocorriam por meio de empresas de fachada e a emissão de notas fiscais falsas.