Jornal Correio Braziliense

Politica

Quais serão os desafios do governo para implementar o novo ensino médio?

Entre as alterações estão, por exemplo, o aumento de cargas horárias e de oferta de aulas em tempo integral, pontos que demandam mais recursos


[SAIBAMAIS]O novo modelo foi sancionado em fevereiro, mas, para entrar em vigor, depende da conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai orientar os currículos das escolas de ensino médio. Após essa etapa, os colégios deverão estabelecer um cronograma de implantação das principais alterações da lei e iniciar o processo de implementação a partir do segundo ano letivo.

Alterações

Entre as mudanças previstas na lei está a possibilidade, também, de os alunos escolherem a área de maior interesse acadêmico ou optarem por um curso técnico. Língua portuguesa e matemática continuam obrigatórias nos três anos do ensino médio.

Na parte acadêmica, as opções serão aprofundadas nas áreas de conhecimento, como linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas. Na técnica, os estudos estarão associados a ocupações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. As duas modalidades terão certificado de conclusão e diploma de ensino médio para ingresso no superior ou no mercado de trabalho.

O estudante Pedro Carneiro Leão, 18 anos, do Centro de Ensino Médio da Asa Norte, aprovou a alteração. ;Fiquei surpreso e vejo como uma possibilidade de manter o aluno de verdade dentro da escola. Quando não tem afinidade com a matéria proposta, ele se sente desestimulado;, avalia. ;Estudando o que gosta é bem diferente. Uns se dão bem com física e matemática, outros, não. Agora, cada um vai poder fazer o que gosta;, comemora.