Anna Russi*
postado em 20/12/2017 11:10
Pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentada na manhã desta quarta-feira (20/12), mostra melhora nos índices de aprovação e confiança ao governo de Michel Temer, embora as taxas continuem baixas.
O percentual de brasileiros que avaliam o governo como ótimo ou bom cresceu de 4%, em setembro, para 10%, em dezembro, segundo a sondagem. Já os brasileiros que dizem confiar no presidente Michel Temer foram de 6% para 9% no período.
[SAIBAMAIS]A pesquisa mostra ainda que a avaliação do governo é pior entre as pessoas com renda familiar de até um salário mínimo. Nesse grupo, 79% avaliam o governo como ruim ou péssimo e 13% como regular.
O gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato Fonseca, destaca que os indicadores de popularidade do governo mostram que a população ainda não sente melhora na economia no país. Para Fonseca, se o efeito gradual da recuperação econômica começar a ser notado pela população, a popularidade do presidente deve subir.
Reforma da Previdência
"A percepção do noticiário sobre o governo influencia nisso. Quando olhamos as notícias mais lembradas pela população, aparecem a reforma da Previdência, com 19%, e notícias sobre corrupção no governo, com 12%, seguidas pela operação Lava-Jato, com 6%;, aponta.
O levantamento mostra também que o governo do presidente Temer é melhor avaliado entre homens e pessoas com 55 anos ou mais. "Essa melhora pode ser atribuída ao fato se esse grupo conter o maior percentual de pessoas aposentadas no país", analisa Fonseca.
59% consideram Dilma melhor
Para o restante do mandato, 69% dos entrevistados acreditam que será um governo péssimo ou ruim, contra 7% que acham que será ótimo ou bom e 20% que esperam um desempenho regular. Em comparação ao primeiro mandato do Governo Dilma, a pesquisa mostra que 59% dos participantes acham que o governo atual é pior, 30% avaliaram como igual e 10% como melhor.
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende