Jornal Correio Braziliense

Politica

Temer e Meirelles seguem discretos sobre candidatura à presidência

Meirelles falou na sede do PSD horas antes do programa de tevê que protagonizou. Para observadores, Temer não apoia nem descarta endosso ao ministro como possível nome nas eleições, por não ter decisão sobre a própria candidatura



Para o cientista político José Matias-Pereira, professor da Universidade de Brasília (UnB), não há dúvidas quanto à participação do ministro na corrida presidencial de 2018. ;A verdade é que ele sonha e passa o tempo todo fazendo isso, com a possibilidade de ser candidato e vir a se tornar presidente da República;, afirmou.

[SAIBAMAIS]De acordo com o Matias-Pereira, o setor financeiro e as eleições têm proximidade de longa data. ;A economia e a política sempre caminham juntas, e o ministro é uma pessoa que aposta que é possível recolocar a economia no lugar. Se isso acontecer, com as reformas implementadas e sinais de uma retomada, é claro que será apoiado pelo atual governo e passará a ter peso nessa disputa;, completa.

Já para o professor de história da UnB Antônio Barbosa, a economia teria de sofrer um avanço muito radical, digno de ser comparado ao Plano Real, para que a candidatura de Meirelles seja viável. ;Se não acontecer algo espetacular na economia, não vejo chance alguma de o ministro se viabilizar. Isso não é provável daqui até a eleição;, explicou.

Ele tampouco vê chances na candidatura de Temer. ;Eu, pessoalmente, não acredito que ele seja candidato. Mas o governo fatalmente terá que ter um nome. Essa é uma obrigação. Mas, para que o presidente seja candidato, terá de contar com Meirelles operando grandes transformações na economia;, completou.

Os especialistas reconhecem a capacidade técnica da equipe econômica liderada por Meirelles. ;Pegaram o país destroçado e colocaram ordem na casa;, comentou Barbosa. ;Apesar disso, candidatar-se à presidência pelo PSD sem uma forte coligação é suicídio político. Meirelles não teria tempo de propaganda suficiente, algo indispensável, já que ele não é carismático ou conhecido;, afirmou Barbosa.

*Estagiária sob a supervisão De Paulo Silva Pinto