Politica

Vices-presidentes passarão por uma nova avaliação técnica na Caixa

Na terça-feira (16/1), o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da instituição

Hamilton Ferrari
postado em 17/01/2018 16:16

O presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa por recomendação do Ministério Público Federal no Distrito Federal e do Banco Central.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou que os oito vice-presidentes da Caixa Econômica Federal que não foram afastados do cargo passarão por uma nova avaliação técnica. O trabalho será feito pelo Conselho de Administração do banco.

A decisão será tomada ainda esta semana, em reunião do conselho. ;Os quatro diretores investigados já foram afastados. O novo estatuto será aprovado na sexta-feira e deve prever que todos terão que passar por um critério de avaliação técnica do conselho. Os oito diretores que permanecem terão suas situações analisadas", afirmou o ministro.

Na terça-feira (16/1), o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da instituição. Em dezembro do ano passado, procuradores enviaram recomendações à Presidência da República e à estatal solicitando que todos os 12 executivos fossem demitidos do banco.

O peemedebista rejeitou a recomendação, mas o Ministério Público Federal e o Banco Central reforçaram o pedido com urgência. Pressionado, e podendo ser responsabilizado na esfera cível pelos atos ilícitos do grupo, Temer cedeu e afastou os quatro que estavam na mira da Polícia Federal. Os quatro são acusados de corrupção para favorecimento de grupo políticos e empresas.

Conheça os envolvidos:

> Antonio Carlos Ferreira, vice-presidente corporativo

> Deusdina dos Reis Pereira, vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias

> Roberto Derziê de Sant;Anna, vice-presidente de governo

> José Henrique Marques da Cruz, vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação